domingo, dezembro 28, 2008

Missão impossível

O que não é amor... Já se escreveu tanto sobre o amor, amizade e paixão... que tal escrever sobre o que NÃO é amor?
Se precisas de alguém para ser feliz, isso não é amor. É carência.
Se tens ciúmes, insegurança e fazes qualquer coisa para conservar alguém ao teu lado (mesmo sabendo que não és amada(o) e ainda dizes que confias nessa pessoa, mas não nos outros, que te parecem toda(o)s rivais, isso não é amor. É falta de amor próprio.
Se acreditas que "mal com ele(a), pior sem ele(a)", e que a tua vida fica vazia sem essa pessoa; não consegues imaginar-te sozinha e manténs um relacionamento que já acabou só porque não tens vida própria - existes em função do outro - isso não é amor. É dependência.
Se achas que o ser amado te pertence; sentes-te dona(o) e senhor(a) da sua vida e do seu corpo; não lhe dás o direito de se expressar, de ter escolhas, só para afirmares o teu domínio, isso não é amor. É egoísmo.

Se não sentes desejo; não te realizas sexualmente; preferes nem ter relações sexuais com essa pessoa, porém sentes prazer em estar ao lado dela, isso não é amor. É amizade.
Se discutem por qualquer motivo; morrem de ciúmes um do outro e brigam por qualquer coisa; nem sempre fazem os mesmos planos; discordam em diversas situações; não gostam de fazer as mesmas coisas ou ir aos mesmos lugares, mas sexualmente combinam perfeitamente, isso não é amor. É desejo.
Se o teu coração palpita mais forte; o suor torna-se intenso; a temperatura sobe e desce vertiginosamente, apenas por pensar na outra pessoa, isso não é amor. É paixão.
Resumindo o amor NÃO É: carência; falta de amor próprio; dependência; egoísmo; amizade; desejo; paixão.
Agora, sabendo o que não é amor, é mais fácil analisar a "tua" situação, para "programares" atrair alguém por quem sintas carinho e desejo; que sinta o mesmo que tu e quiçá construir um relacionamento equilibrado no qual haja, o verdadeiro e eterno AMOR.
Uma amiga minha disse-me um dia: "Irás encontrar três tipos de pessoas na tua vida: Um AMIGO, aquela pessoa que terás sempre em grande estima, em quem poderás contar e confiar sempre; que bastará (apenas) insinuares que precisas de ajuda e essa ajuda virá imediatamente; Um AMANTE, aquela pessoa que faz o seu coração pulsar e vibrar; que fará com que flutues e nada mais importará enquanto estiverem juntos; Uma PAIXÃO, aquela pessoa que amarás, desejarás incondicionalmente, às vezes nem te importando se realmente te quer ou não, e talvez nem ele fique a saber. Mas, se conseguires reunir essas três pessoas numa só - podes ter a certeza - encontraste a felicidade." A propósito essa minha amiga era, não mais que, a minha mãe (e acho que ela sabia do que falava...)!
Parece tão fácil não é?
Hum.. Três em um é (quase) missão impossível ...

2 comentários:

Ariane Rodrigues disse...

Que bom te ter de volta querida! Espero que tenhas passado um Natal lindo. Feliz Ano Novo!

nina disse...

O meu Natal foi assim, assim... nada de especial a declarar :)
OBRIGADA E UM FELIZ 2009 PARA VC TB