terça-feira, janeiro 24, 2012

Sessão da meia-noite

Enquanto esperava pelo João Pestana, decidi ver um filme. A escolha recaiu sobre "Jack Goes Boating"! E não podia ter sido melhor!  Um filme (aparentemente) simples e muito bem escrito, com muita sensibilidade à flor da pele, banda sonora extraordinária ( Grizzly Bear e Evan Lurie). Conquistou-me logo na 1ª cena (um diálogo absurdo entre os protagonistas), denotava que não seria um filme comum, mesmo se nos EUA não teve grande aclamação!
 Há inovação, um perfeito e genial equilíbrio entre o humor e o drama. Fala sobre escolhas,  quando as pessoas permitem e tomam a decisão de amar e se entregam a isso, com todas a todas as dificuldades inerentes numa relação. Torna-se evidente que uma relação só perdura com o investimento de cada um dos envolvidos diariamente, que é necessário esforço e contudo também é possível entregar-se e relaxar. Talvez uma das grandes mensagens do filme é que para uma relação dar certo, mais que qualquer outra coisa, é preciso que as pessoas queiram que ela dê certo. É necessário ter fé no relacionamento, dedicar-se para que as coisas funcionem. Isso vale muito mais do que a afinidade de signos, idade, estatuto social, cultural ou seja o que for. Ficar encantado por alguém e dedicar-se a ser bom para aquela pessoa é o que faz a diferença. O que apenas reforça uma teoria minha que tenho há muito tempo: algumas vezes, tão ou mais importante que ter sintonia com outra pessoa, é a vontade que temos e que a  outra pessoa tem para ficarem encantados um com o outro. Porque não existem pessoas perfeitas. Isso Jack Goes Boating deixa muito claro. O que existe são pessoas que concordam em ficarem juntas, em dedicarem-se uma a outra porque, juntas, elas são melhores do que separadas e isoladas. É isso, nada mais, nada menos!
Aliás há uma cena específica em que Jack pergunta a Connie o que ela quer de um homem e ela faz-lhe a mesma pergunta.... 
Jack foge (completamente) dos padrões de beleza e  Connie é dona de uma série de traumas e fobias provocadas pelos repetitivos abusos pelos quais passou,  ambos tentando sair das suas respectivas zonas de conforto e de isolamento, predispostos a enfrentaram os próprios demónios para começarem uma nova relação, sabendo que ela será feita de muitos desafios ... e mais não digo... Vejam!
Um filme lindo, inspirador, altamente recomendável (não para toda a gente!).
Enfim uma comédia romântica bastante diferente dos padrões ditos "normais".

3 comentários:

Anônimo disse...

Nata fiquei bastante curioso, se o recomendas é porque deve ser mesmo bom.
Beijokas
(always J.G)

Anônimo disse...

Ninita, olha vê o "A Separation" que é muito bom, tenho a certeza que vais gostar.

J.G.

nina disse...

É extraordinário Johnny! Mais que adorei!
Quanto ao que me recomendas já ouvi falar, acho que até está nomeado para os óscares como melhor filme estrangeiro, vou comprar né? :P

Beijinhos grandes :)