domingo, janeiro 22, 2012

Divagações sobre... pessoas

Observo a dinâmica do mundo à minha volta. O que vejo é um triste espectáculo de sensações fúteis e vazias denotando um comportamento doentio e egocêntrico ... sem rumo,  resgate nem fervor para saborear as coisas e os seres nas suas múltiplas dimensões, sem extrair todo o seu sumo, sabor e mel ...




Vejo pessoas que comportam como se fossem donos e senhores do mundo, sem conseguirem estabelecer relações de doçura, cordialidade, empatia e receptividade. Trancadas num casulo, tendo por companhia os mais avançados apetrechos tecnológicos, afogadas em devaneios virtuais (irreais), esquecidas da vida interior ... inaptas para trabalhar e fazer frutificar a meiguice, a leveza, a delicadeza, a beleza, o desprendimento, a ternura....
Vejo a agitação nas pessoas que não sabem dar tempo a si mesmas, nem tornar mais lento o ritmo diário, estancar a sucessão trepidante de acontecimentos e contudo é precisamente na tranquilidade e paz que fruímos a densidade do presente e podemos absorver as emoções e sentimentos mais profundos, aqueles que penetram bem fundo na alma e nos convidam a crescer e a amadurecer.
Vejo indisponibilidade nas pessoas que não conseguem assumir uma postura de prontidão e gratidão, nem desenvolver (o mínimo) interesse pelas coisas, por mais pequenas e aparentemente insignificantes que possam ser.. e contudo é na força dos prazeres minúsculos que se aprende a viver melhor (todas) as possibilidades do dia-a-dia, tais como uma simples paisagem, um filme, o ninho de uma cegonha, o espreguiçar lânguido do gato, o aroma do sabonete ou de um simples cozinhado, uma canção, um abraço, uma mão na mão, um beijo, um sorriso sem máscara, coisas simples que estão ao nosso alcance com facilidade, que não custam quase nada e revelam a gigantesca e estonteante beleza do mundo.
Vejo gente irritada, frustada e amarga que não consegue aprimorar uma atitude de brandura e muito menos (tentar sequer) construir uma vida melhor, com mais tempo, disponibilidade, simplicidade e candura.... (ou qualidade de vida).

PS: Foi justamente no meu passeio matinal dominical (num dia radioso e inquietante!!!), que ao olhar a impressionante torre ou "urbanização" de cegonhas meditei sobre tudo isto ... e juro que me senti no paraíso!
Campos do Mondego 2012- "Apartamento ou torre de cegonhas"  22/01/2012
Campos do Mondego 22/01/2012

Nenhum comentário: