quinta-feira, janeiro 29, 2009

Para reflectir ...

Em geral, as pessoas morrem por volta dos trinta anos e são sepultadas por volta dos sessenta ou setenta (ou até mais) pois a esperança de vida tende a aumentar.
Leva quarenta anos para os outros se aperceberem que aquelas pessoas já estão mortas.
Lembra-te: a vida é sempre incerta. Somente o que está morto é certo, é sólido, é fixo. Tudo o que está vivo muda sempre e se movimenta, é fluído, líquido, flexível, capaz de se movimentar em qualquer direcção.
Quanto mais seguro te tornas, mais perdes (d)a vida.
Viver é arriscado e morrer não tem nenhum risco. Viver é sempre perigoso, porque significa conviver com o desconhecido, ao invés morrer é muito, mas muito seguro.
Na verdade, não há nenhum lugar tão seguro para o ser humano, como o túmulo. Nada mais pode acontecer a uma pessoa que está nele, nada mesmo pode acontecer, nenhum acidente, nenhum "azar". É esta a segurança do túmulo! … E as pessoas desejam tanto a segurança… que estão prontas a morrer por ela.
Deseja a insegurança, pois isso é desejar a vida. Busca a insegurança, procura os caminhos ainda não trilhados e navega por mares ainda nunca navegados, porque esse é o caminho da vida!
Quando as mudanças começam a ocorrer as pessoas ficam com medo. Então, agarram-se “às misérias”, porque elas parecem tão familiares, mas o crescimento é sempre um jogo arriscado. A pessoa tem que perder aquilo que conhece, em troca de algo que ainda não conhece. Tem que perder aquilo que está em suas mãos, em troca de algo que ainda não está.
Na vida real não há nenhuma segurança, nenhuma promessa, nenhuma garantia,
excepto a certeza da morte. Esta é a beleza da vida real. É por isso, que há tanta emoção.
A vida só é alcançada por um alto preço. O risco é o preço.
Se observares as pessoas com atenção, verás gente que busca um tipo de vida, arriscado à sua maneira. Essas são as pessoas vivas! As outras já estão mortas. Podem ser sepultadas mais tarde, mas já estão mortas!...
Bom fim-de-semana para todos :)

4 comentários:

Blue Moon disse...

tens toda a razão. cada vez morremos (alguns) mais cedo. e isso a mim faz-me confusão. Até porque detesto a morte. só de falar nela fico arrepiado. por isso quando nada muda, eu invento (mesmo que de forma moderada) qualquer coisa para mudar. Belo post.

P.S. - Gosto da nova roupagem do teu blog :)

Ariane Rodrigues disse...

Concordo plenamente contigo, Nina!

Smootha disse...

Verdade incontornável. Bom texto.
Um beijo

Piloto Automatico disse...

Touché.
Bjs
F