terça-feira, fevereiro 17, 2009

Há dias ... e dias


Há dias em que me farto das palavras,
Do falar.
Há dias em que me farto de conversas,
De perguntas,
De respostas.
Há dias em que me farto de tons acusatórios,
De surpresa,
De alegria,
De tons e sons de todos os tipos.
Há dias assim...
Há dias em que me bastam olhares, perfumes e sorrisos.
Há dias em que se me dessem a mão bastava.
Há dias em que (me) re(s)colho (n)o silêncio.

O silêncio.
O silêncio amanhecido em nós
O silêncio envelhecido em nós.
O silêncio que passou por nós,
Enquanto eu e tu fomos
Já não somos nós
Foi usado, abusado e dominado.
Só tu sabes as histórias que o meu silêncio conta,
Só tu sabes a que o meu silêncio sabe.
Só tu sabes o meu silêncio de cor
Como o meu corpo,
Como as minhas mãos,
Como os meus olhos.
E.. eu..
Só eu sei o teu silêncio…
Como juras de amor.
Só eu compreendo o que me dizes sem palavras,
Bem baixinho, quase adivinhado ao ouvido.

Hoje, se pudesse,
Era isso que escolhia
Esse silêncio duro,
Esse amor puro,
Esse nós.
Esse nó
Mas hoje não te tenho aqui...
E corto o silêncio com uma música,
Daquelas que me lembram de ti...
(este post estava em rascunho - esquecido - desde o dia 03-02-2009)

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

De olhos bem abertos

E agora que já desabafei... uma música/ filme para desanuviar do álbum Eyes Open, dos Snow Patrol ;-)

A nova Pide (virtual)

Num país como o nosso, que se diz democrático, crescem a olhos vistos todo o tipo de atentados contra os direitos, garantias e liberdades dos cidadãos! O novo código do trabalho foi aprovado e vai entrar em vigor amanhã cheio de inconstitucionalidades!
Já não bastava a crise e cá vai ele ... dar mais uma "ajudinha" aos trabalhadores.
A crise mundial que nos dificulta a vida, provocando um aprofundar da crise nacional (duradoura), não vem em nada contribuir para que os trabalhadores se sintam estáveis nos seus empregos, com direitos e regalias sociais asseguradas, em abono de que a rigidez laboral é um factor determinante para o desenvolvimento do país, segundo as associações patronais e o governo. Balelas! Em vez de nos vir salvar da crise do desemprego, pensarão aqueles que defendem a nova legislação laboral, o novo código vai sim, dar espaço para que estejamos cada vez menos protegidos, mais fragilizados, para não mais recuperarmos desta maleita desenfreada e galopante que nos vai custar uma ou mais gerações.
Longe vão os tempos de Abril, em que se que lutou em prol daqueles que mais precisavam, da solidariedade, dos movimentos sociais de trabalhadores onde não imperava o medo para lutar, contra o que quer que fosse que diminuísse os direitos de quem trabalha, em que se lutava além fronteiras por um sindicalismo unido que muita falta nos faz hoje em dia.
Hoje, a culpa das crises sociais parecem ser causadas pelos trabalhadores, são eles os culpados da economia estar em recessão, do encerramento de empresas, porque eles não produzem, não têm amor à camisola! Opiniões (infelizmente) partilhadas por muitos empresários.
Fazem-se alterações ao código de trabalho em nome da mudança para uma maior competividade, modernidade, desenvolvimento e criação de (mais?!!) emprego, mas a verdade é que somos cada mais pobres, mais desempregados, mais precários, mais zés-ninguém...
Em nome da crise certos empresários inescrupulosos obrigam os trabalhadores a labutar mais horas, não há aumentos para ninguém, fazem todo o tipo de chantagem psicológica, incutem o terror aos seus colaboradores com o espectro do desemprego e a verdade.... é que resulta! Chega-se ao ridículo de em certas empresas se proibirem os colegas de falarem entre si (até mesmo fora do horário de trabalho), são vigiados (videovigilância com som e imagem) desde que entram até sairem do local de trabalho para efectivamente PRODUZIREM, telemóveis e telefones sob escuta (não vão falar mal do chefe!), net BEM controlada com programas espiões para registarem tudinho e saberem o que as alminhas andam a fazer nas 8 a 9 horas de serviço, GPS nas viaturas, tudo em prol da produtividade e da gestão de recursos... É o apogeu do Big Brother com a diferença que aqui não se ganha nada! Acham que estou a exagerar?!! Infelizmente é a realidade de alguns trabalhadores. Ainda hoje de manhã ouvi: "Eh pá esqueci-me da pulseira electrónica em casa". Melhor falarem baixinho, não vão lembrar-se dessa também.
Resumido e concluindo: será que tratados desta forma (como autênticos criminosos) os colaboradores, vão produzir mais??!!! D-U-V-I-D-O. Sempre ouvi dizer que trabalhadores felizes (e com bom ambiente de trabalho produzem mais)!, mas se calhar sou eu que não percebo nada de gestão de recursos humanos....

OBS: Não sou sindicalista, nem filiada em nenhum partido, mas há coisas que simplesmente me metem raiva e nojo.... não posso ficar indiferente, pois quem não se sente não é filho de boa gente! (e se me estiverem a ler... paciência, tenham é... vergonha na cara!)

domingo, fevereiro 15, 2009

Mudar ...

Nunca mudamos nada quando estamos em conflito connosco [apesar de poder (e querer) mudar, algo em mim, aceito-me como sou no momento presente]

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

(Bem) Na minha mão

Abro os olhos e adormeço
Sem a mente fraquejar
Saio pela manhã
De passagem, coisa vã
Derrapagem
Que a viagem tem princípio, meio e fim

Enquanto vergo, não parto
Enquanto choro, não seco
Enquanto vivo, não corro
À procura do que é certo

Não me venham buzinar
Vou tão bem na minha mão
Então vou para lá
Ver o que dá
Pé atrás na engrenagem
Altruísta até mais não

Enquanto vergo, não parto
Enquanto choro, não seco
Enquanto vivo, não corro
À procura do que é certo

Presa por um fio
Na vertigem do vazio
Que escorrega entre os dedos
Preso em duas mãos
Que o futuro é mais
O presente coerente na razão
Frases feitas são reféns da pulsação

Enquanto vergo, não parto
Enquanto choro, não seco
Enquanto vivo, não corro
À procura do que é certo


OBS: Bela letra/ música da Susana Félix

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Pensamento do dia

O lunático está na minha cabeça (PINK FLOYD in “Brain Damage”) porque o fogo que me faz arder é o mesmo que me ilumina (ÉTIENNE DE LA BOÉTIE). Assim, passar por idiota aos olhos de um imbecil é um requinte de apreciador de bons petiscos (GEORGES COURTELINE). Dei-me sempre conta que, para se vencer no mundo, era preciso ter ar de doido, mas ser sensato (MONTESQUIEU).

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Maldito tempo


Maldito tempo!,
Que nem as dores acalma,
Nem afasta as más lembranças,
Nem preserva a criança
Que temos escondida na alma.

MalditoTempo!
Marcas os rostos com rugas,
Matas os sonhos,
Rasgando os desejos
Trazendo desgraças

Maldito Tempo!
Pudesse eu te aprisionar.
E sem medo ou receio de nada,
Uma valsa dançar
Esbanjar de alegria
Os dias que vão passando

Ah, tempo,
Pudesse eu te agarrar
Bem firme entre os pulsos,
Pintar uma obra-prima,
Tecer belos casulos
Bordados de luar e neblina
Para guardar meus segredos.

Tempo!
Não me prives dos meus alentos,
Preciso, agora, de construir
As pontes para o outro lado,
Romper os ventos
Abafar o pranto
Enquanto espero pelo amor,
(Que por, pura, maldade me tiraste)
Nas trevas dos desencontros.

Tempo, não vás embora
Quero ver o mar,
De longe e de perto amar,
Desfolhar amores perfeitos,
Estremecer nas auroras,
Esquecida das horas

Tempo!
Não vês que sou anjo caído,
Vagueando sem eira nem beira,
Sobre o abismo do vazio,
Procurando a eternidade
Sou filha da verdade!
Mãe da saudade!

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Credit card




Qualquer dia... estamos nessa ...

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Carta ao futuro (ou o que eu vou querer dizer-te)


Sopra-me silêncios ao ouvido
Canta-me canções de embalar
E dá-me beijos
(desses teus)
Com a palma da mão
Encosta a tua testa na minha
E deixa que o mundo passe por nós
Sem nos reconhecer,
Ora porque não quer,
Ora porque não nos vê,
Ora porque nós não o vemos a ele
Porque não queremos,
Porque não podemos,
Porque não nos apetece,
Porque NÃO
Porque SIM.
O mundo não (nos) interessa.
Gosto de sentir os teus joelhos
Presos nos meus joelhos
Que estão presos nos teus.
E da ponta dos teus dedos
No meu cabelo
E gosto ainda de quando os teus olhos
Estão tão perto dos meus
Que nem consigo bater as pestanas
Com medo de que fujas de repente
Se fechar os olhos
Nem que seja por um segundo...

Continuam os desafios ...



Mais um desafio, vindo do Blue (para não variar lol).


Agora o tema é, o que nos faz feliz, ou melhor, o que é a felicidade? Hum! ... A lista é infinita e inanarável ... mas, prometo que vou tentar ser suscinta (claro que muito do que é SER FELIZ para mim ficará de fora...).
Assim, fico feliz quando:
- Estou com as pessoas que gosto e aprecio;
- Sou surpreeendida pela positiva;
- Me lembro de todas as pessoas que já passaram pela minha vida e de todos momentos (inesquecíveis e únicos) partilhados;
- Os meus gatos se enroscam em mim e ronronam (felizes)
- De frente para uma lareira bebo um chocolate (ou chá ou café, ou seja lá o que for) quente e sinto na face o reflexo do fogo a escaldar
- Vejo um pôr-do-sol ou uma noite (quente) de luar
- Observo/escuto os sons da natureza, sinto a brisa do vento e do mar
- Sou apanhada desprevenida pela chuva numa tarde de verão e absorvo o cheiro intenso a terra molhada e (a)tiro os sapatos;
- Me convidam para um pic-nic ou uma viagem improvisada, num dia/ lugar perfeitamente improvável...
- Assisto um filme ou leio um livro que me faz rir, chorar, sonhar e esquecer o mundo lá fora;
- Escuto uma música que me faz (sobres)sair de mim própria;
- Amo e sou amada!
- Recebo uma massagem e mimos, me sopram silêncios/canções ao ouvido e me dão beijos na palma da mão (e não só ;)
- Sonho acordada

- Vejo a felicidade estampada no rosto dos outros
- ... TBC ... ad infinitus...

E para completar o desafio, sugiro os seguintes amigos (quem quiser aceitar, óbvio):


Francisco

Smootha

Viajante

Profeta

Elfo

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

I do belive in love ...



e ainda

Verdades intemporais (para rir)


1. Para evitar ter filhos, faça amor com a sua cunhada. Assim, só nascem sobrinhos...
2. Todos os cogumelos são comestíveis. Alguns só uma vez...
3. Seja bom com os seus filhos. São eles que vão escolher o seu lar.
4. Nasci careca, nu e sem dentes. O que vier, é lucro!
5. Os amigos vêm e vão, os inimigos acumulam...
6. Se o amor é cego, o que é preciso é apalpar...
7. Se a mulher fosse boa, Deus tinha uma. E se fosse de confiança, o Diabo não tinha cornos... (esta é mázinha... e machista, lol)
8. Sabem por que é que o pão se queima, o leite entorna, e a mulher engravida? Porque não se tira a tempo...
9. Alguns homens amam tanto as suas mulheres, que para não as gastarem, preferem usar as dos amigos...
10. Pior que uma pedra no sapato só um grão de areia no preservativo...
11. E se um dia se sentir inútil ou deprimido, lembre-se só disto: Já houve um dia em que foi o espermatozóide mais rápido do grupo!!!
12. Os trabalhadores mais incapazes são sistematicamente promovidos para o lugar onde possam causar menos danos: a chefia...
13. Os chefes são como as nuvens, quando desaparecem fica um dia lindo...
14. O que leva os homens a perseguir mulheres com quem não tencionam casar? O mesmo impulso que leva os cães a perseguir carros que não tencionam conduzir...
15. É MELHOR ABRIR UM E-MAIL COM VÍRUS, DO QUE UMA CARTA COM ANTRAX!
16. As hierarquias são como as prateleiras, quanto mais altas mais inúteis!
17. O seu futuro depende dos seus sonhos. Não perca tempo... Vá dormir!
18. O amor é como a gripe, apanha-se na rua, resolve-se na cama...
19. Os Homens mentiam bem menos, se as Mulheres não perguntassem tanto!
20. Não julgue as pessoas pelas suas amizades. Judas, por exemplo, tinha amigos impecáveis....

Nothing is private

Nothing is private (Towelhead - 2007) Um filme pertinente, actual, avassalador, com uma forte carga (de distúrbios?!) sexuais, polémico e ao mesmo tempo muito divertido (pelo menos do meu ponto de vista).
A história (passada durante a Guerra do Golfo) de uma miúda de 13 anos que desperta para a sexualidade, que vive com um pai (libanês e cristão) extremamente conservador e tendo por vizinho um militar na reserva. Imperdível!

domingo, fevereiro 01, 2009

Perfect Music (o que a música revela de ti)

Achei este desafio de música, que vi no blogue do Blue, deveras interessante! O objectivo é escolher uma banda que se goste, e responder a 10 perguntas (abaixo indicadas), usando (apenas) como respostas, músicas dessa banda.
Assim, cá estou eu a tentar...
Banda Escolhida: U2
Quanto às questões:
1) És homem ou mulher? Children of revolution
2) Descreve-te: Tiger
3) O que é que as pessoas pensam de ti? She's a Mystery To Me
4) Como descreves o teu ultimo relacionamento? The Dream Is Over
5) Descreve o estado actual da tua relação. Alone In The Light
6) Onde querias estar agora? Heartland
7) O que pensas a respeito do amor. One
8) Como é a tua vida? One Step Closer
9) O que pedirias se pudesses ter um desejo? Love Rescue Me
10) Escreve uma frase sábia. I Still Haven't Found What I'm Looking For

Quem quiser experimentar... força! É divertido

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Mau tempo - Aviso da Protecção Civil!‏


Em virtude do mau tempo a Protecção Civil adverte...

Em dias de tempestades e trovoadas, o local mais seguro é perto do chefe.

Não há raio que o parta!!!
NOTA: Recebido por email hoje :-)

Amor (im)Perfeito

"Amo-te assim ... da minha maneira imperfeita, tal como AMO a tua imperfeição tão perfeita!", dissera-lhe enquanto fixava seu olhar num misto de desafio e constrangimento.
Surpreendentemente ... sorriu. NUNCA uma frase (tão imperfeita) lhe soara tão perfeita!!!

Moral desta (pequena estória): Quem pensa encontrar algo ou alguém sem falhas, almeja algo que nunca existiu, que não existe e provavelmente nunca existirá!

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Para reflectir ...

Em geral, as pessoas morrem por volta dos trinta anos e são sepultadas por volta dos sessenta ou setenta (ou até mais) pois a esperança de vida tende a aumentar.
Leva quarenta anos para os outros se aperceberem que aquelas pessoas já estão mortas.
Lembra-te: a vida é sempre incerta. Somente o que está morto é certo, é sólido, é fixo. Tudo o que está vivo muda sempre e se movimenta, é fluído, líquido, flexível, capaz de se movimentar em qualquer direcção.
Quanto mais seguro te tornas, mais perdes (d)a vida.
Viver é arriscado e morrer não tem nenhum risco. Viver é sempre perigoso, porque significa conviver com o desconhecido, ao invés morrer é muito, mas muito seguro.
Na verdade, não há nenhum lugar tão seguro para o ser humano, como o túmulo. Nada mais pode acontecer a uma pessoa que está nele, nada mesmo pode acontecer, nenhum acidente, nenhum "azar". É esta a segurança do túmulo! … E as pessoas desejam tanto a segurança… que estão prontas a morrer por ela.
Deseja a insegurança, pois isso é desejar a vida. Busca a insegurança, procura os caminhos ainda não trilhados e navega por mares ainda nunca navegados, porque esse é o caminho da vida!
Quando as mudanças começam a ocorrer as pessoas ficam com medo. Então, agarram-se “às misérias”, porque elas parecem tão familiares, mas o crescimento é sempre um jogo arriscado. A pessoa tem que perder aquilo que conhece, em troca de algo que ainda não conhece. Tem que perder aquilo que está em suas mãos, em troca de algo que ainda não está.
Na vida real não há nenhuma segurança, nenhuma promessa, nenhuma garantia,
excepto a certeza da morte. Esta é a beleza da vida real. É por isso, que há tanta emoção.
A vida só é alcançada por um alto preço. O risco é o preço.
Se observares as pessoas com atenção, verás gente que busca um tipo de vida, arriscado à sua maneira. Essas são as pessoas vivas! As outras já estão mortas. Podem ser sepultadas mais tarde, mas já estão mortas!...
Bom fim-de-semana para todos :)

Chuva do dia

Não te deixes iludir por aquilo que é exterior, pois o que está por dentro pode não te interessar! A capacidade de simplificar significa eliminar o desnecessário para que o NECESSÁRIO possa (enfim) aparecer!

quarta-feira, janeiro 28, 2009

21 Things I Want In A Lover

Do you derive joy when someone else succeeds?
Do you not play dirty when engaged in competition?
Do you have a big intellectual capacity but know
That it alone does not equate wisdom?
Do you see everything as an illusion?
But enjoy it even though you are not of it?
Are you both masculine and feminine? politically
aware? And don't believe in capital punishment?
These are 21 things that I want in a lover
Not necessarily needs but qualities that I prefer
Do you derive joy from diving in and seeing that
Loving someone can actually feel like freedom? are you funny?
la self-deprecating? like adventure? and have many
formed opinions? These are 21 things that I want in a lover
Not necessarily needs but qualities that I prefer
I figure I can describe it since I have a choice in
the matter. These are 21 things I choose to choose in a lover
I'm in no hurry I could wait forever
I'm in no rush cuz I like being solo
There are no worries and certainly no pressure in the
meantime. I'll live like there's no tomorrow
Are you uninhibited in bed? more than three times a
week? Up for being experimental? are you athletic?
Are you thriving in a job that helps your brother? are
you not addicted?
...curious and communicative...
Alanis Morissette






PS: There are lots of elements that make something "interesting" (or not)

terça-feira, janeiro 27, 2009

Diário de uma pseudo-suicida

Vagueando pela noite escura,
Sob a luz lusco-fusca esverdeada
Dos placards de néon,
Olhava o vazio
Sentia frio. Chovera.
Nas esquinas empoçadas,
Nas montras mal iluminadas,
Reflectia-se e sentia
Que não se reconhecia.
Uma saudade de sombras
Cravava-lhe a alma
Vazava-lhe o peito.
Pensou em atirar-se do viaduto!
Demasiado urbano!
Pensou mandar-se ao rio!
Mas isto nem era rio!
Aquela água fétida e escura
Cheirando a esgoto
Sabia a desespero!
Pensou em tantas coisas
Meditou em tantas saídas.
Mas recusou-se
A fazer aquele teatro,
Que se dizia mágico,
E que se oferecia aos génios e aos loucos.
Não! Não era chegada a hora
De ir parar à maca
De ser esventrada à faca
E se mostrar assim
Fria, inteira e ... nua.
Não agora!
No meio da rua...

Uma flor chamada desejo

Na 6.ª feira à hora de almoço vi um rapaz com um ramo de rosas na mão... à noite vi um senhor de meia-idade com um bouquet também! Estranhamente, os transeuntes miravam-nos como se fossem habitantes pertencentes a um outro mundo!
Oferecer flores a quem se ama ou a quem se quer bem, será demodé, pirosice e lamechiches de outras eras, a não ser que seja no consumista e insignificante dia de S. Valentim (aí, é estranha e placidamente normal, "anormal ou até mesmo imoral" será aquele que não se atrever a andar com um bouquet nas mãos!).
Lembrei-me do célebre e velhinho spot publicitário de há uns anos atrás: "E se de repente ... alguém te oferecer flores... isso é Impulse!"... IMPULSOS! IMPULSOS... é o que falta ao comum dos mortais! E tu há quanto tempo não ofereces ou recebes flores? (Flores verdadeiras, óbvio que não contam as virtuais!)

As flores são ansejos
Os ansejos são desejos
E os desejos serão beijos ...

Projectos

SE TEUS PROJECTOS SÃO PARA UM ANO, SEMEIA UM GRÃO.
SE SÃO PARA DEZ ANOS, PLANTA UMA ÁRVORE.
SE SÃO PARA CEM ANOS, INSTRUI UM POVO.
SEMEANDO UMA VEZ UM GRÃO, COLHERÁS UMA ÚNICA VEZ.
PLANTANDO UMA ÁRVORE, COLHERÁS DEZ VEZES.

domingo, janeiro 25, 2009

Desafio 2009

Lançaram-me um desafio.... Automático e eu, claro resolvi aceitar... mesmo com quase uma semana de atraso, mas " mais "vale tarde do que nunca".
Para poder responder a este desafio teria que pensar nos meus 8 desejos para 2009 (porque não 9?...). Passou-me pela mente a minha infindável lista de resoluções e desejos para este novo ano! Sei que alguns estarão ao meu alcance e mais fáceis de concretizar, outros talvez não ... porque não dependem só de mim e muitos outros sei (de antemão) que não irão concretizar-se, mas ”o sonho comanda a vida" e .... "a esperança é a última a morrer", assim, para 2009 desejo:

* Viver num mundo melhor e mais justo, onde não haja tantas desigualdades e discriminações (utópico eu sei);
* Um novo emprego, que me faça sentir mais realizada e onde possa crescer como pessoa e profissional;
* Que a (mal)dita crise mundial se amene ou acabe (já nem posso ouvir falar nela);
* Conhecer pessoas "interessantes" (da minha perspectiva claro!) com "CABEÇA, tronco, membros e PRINCIPALMENTE com coração" que (ainda) não tive oportunidade de conhecer, aprofundar e cultivar as relações que já me são tão queridas e ir onde (ainda) não fui (batoteira, afinal são dois desejos em um :)
* Engordar 5 ou 6 Kg (tenho de deixar de almoçar sozinha..)
* Que se descubra o antídoto para a estupidez humana (dava jeito e o mundo funcinaria melhor);
* Sáude, amor, amizade, coragem e paz de espírito para superar (e em grande) os restantes 11 meses que se avizinham (sem eles nada vale a pena);
* E por último que nunca perca a capacidade de lutar, amar, sorrir, chorar, acreditar e PRINCIPALMENTE SONHAR (com este conseguirei superar tudo e todos)

Como regras são regras, tenho de passar a bola a 8 bloggers (os que vou visitando, sempre que posso):

Blue que me faz sempre pensar

Ariane que me encanta com os seus poemas

Viajante que é o meu mano virtual

Pink que vê a vida não só com espinhos, mas com rosas também.

Elfo que tem andado recolhido nas florestas de Lorien

Profeta que profetiza a alquimia das palavras

Hina uma miúda 5 estrelas

MoonLover com bons feelings sempre


PS: Não esquecer (no caso de resolverem aceitar este desafio).. as regras são as seguintes:

1. Escrever uma lista de 8 desejos que querem que aconteçam em 2009;
2. Convidar 8 bloggers a responder ao mesmo desafio;
3. Mencionar e comentar no blog de quem partiu o desafio;
4. Mencionar e comentar no blog de quem recebe o desafio;
5. Mencionar as regras.

terça-feira, janeiro 20, 2009

Divagações

O que me desejares, desejo-te a ti a dobrar!
Não te iludas! Mais cedo ou mais tarde recebes a factura (e geralmente com juros de mora) ... pois quem faz a fama nela se deita. E com uns quantos paus se faz uma cama!
Quanto mais "baixo" se é, maior é a escorregadela!

Mundo injusto


Saiu ele em busca do pão pra sustentar os seus
Tentando esconder a emoção no momento do adeus
E agora sozinho na estrada imagens na noite calada
A pista as curvas e os filhos e a mulher amada.


No rádio a canção recordava-lhe um companheiro
Falava da vida e o sonho de um caminhoneiro
Mais forte a lembrança de casa de repente em plena lombada
Dois homens armados um tiro e uma vida acabada.


Deus este mundo é injusto, não eu não posso aceitar
Deve haver outro mundo em outro lugar
Onde não haja cobiça e tanta maldade em vão
Matar um pai de família por um caminhão.


INTRODUÇÃO

No rádio a canção recordava-lhe um companheiro
Falava da vida e o sonho de um caminhoneiro
Mais forte a lembrança de casa de repente em plena lombada
Dois homens armados um tiro e uma vida acabada.


Deus este mundo é injusto, não eu não posso aceitar
Deve haver outro mundo em outro lugar
Onde não haja cobiça e tanta maldade em vão
Matar um pai de família por um caminhão.


Matogrosso & Mathias

sábado, janeiro 17, 2009

Let Me Be Myself ...




Deixa-me ser tormenta
Deixa-me ser quimera
Deixa-me ser pobre
Deixa-me ser livre
Deixa-me ser rosa
Deixa-me ser espinho
Deixa-me ser pedra
Deixa-me ser cal
Deixa-me ser doce
Deixa-me ser sal
Deixa-me ser nada
Deixa-me ser tudo
Deixa-me ser ideal
Deixa-me ser real
Deixa-me ser eu!
Deixa-me ser quem sou!
Simbiose imperfeita
Do passado,
Do presente
E do futuro.

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Orientalices

周末愉快! / 周末愉快!

玩得開心!祝您有一段美好的時光!

吻别 (张学友)

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Sous le vent...Au bout de mes rêves



«Et meme si le temps presse
Meme s'il est un peu court
Si les années qu'on me laisse
Ne sont que minutes et jours
Et meme si l'on m'arrete
Ou s'il faut briser des murs
En soufflant dans les trompettes
Ou à force de murmures

J'irai au bout de mes reves
Tout au bout de mes reves
J'irai au bout de mes reves
Où la raison s'achève
Tout au bout de mes reves
J'irai au bout de mes reves
Tout au bout de mes reves
Où la raison s'achève
Tout au bout de mes reves

Et meme s'il faut partir
Changer de terre et de trace
S'il faut chercher dans l'exil
L'empreinte de mon espace
Et meme si les tempetes
Les dieux mauvais les courants
Nous feront courber la tete
Plier genoux sous le vent

J'irai au bout de mes reves
Tout au bout de mes reves
J'irai au bout de mes reves
Où la raison s'achève
Tout au bout de mes reves
J'irai au bout de mes reves

Et meme si tu me laisses
Au creux d'un mauvais détour
En ces moments ou l'on teste
La force de nos amours
Je garderai la blessure
Au fond de moi tout au fond
Mais au dessus je te jure
Que j'effacerai ton nom

J'irai au bout de mes reves
Tout au bout de mes reves
J'irai au bout de mes reves
Où la raison s'achève
Tout au bout de mes reves
J'irai au bout de mes reves
Tout au bout de mes reves
Où la raison s'achève
Tout au bout de mes reves»

(Jean-Jacques Goldman)

PS: Tout a fait jolie :-)

Folha do dia

A paz em nós nasce da compreensão e é mantida pela tolerância com os erros alheios e até pela auto-aceitação dos nossos próprios erros, de modo a sabermos corrigi-los sem tumulto e perda de tempo. Acção e reacção é o mote!

terça-feira, janeiro 13, 2009

Poema à casa


"Uma casa constrói-se ao lado dum caminho,
a respiração contida, a luz adequada à festa
duma porta entreaberta, grave, mas vigilante,
na virginal sedução por aromas encobertos.

Para sustentá-la em seus símbolos de fogo
e seus muros de imponderável leveza,
iludem-se os barros no plasma dos sonhos,
o tecto lavra-se para as duradoiras chuvas
em cerimónia primitiva ritual de origens.
Servem-se as ervas em remotas narrativas
de saberes esquecidos, vividos nas cinzas
do tempo breve que preencheu a claridade.
E para a necessária tolerância das ruínas
a incansável circulação dos magmas, o frio,
ignoram-se os desvios dum coração audaz

porque a casa é o lugar exacto dos ruídos
a respiração das águas que caiem devagar
desconhecendo o pó, os átomos do delírio"


Vieira Calado


P.S. A mudança de casa está quase! Não vou ter saudades nenhumas desta casa! Nunca a senti como verdadeiramente minha...Nunca foi... Nunca morri de amores por ela e sempre me senti uma intrusa ou uma hóspede que aos três dias já incomoda! ...(E que bom que é quando conseguimos criar a nossa casa à nossa imagem... É o nosso abrigo, o nosso refúgio... onde só temos, sentimos e fazemos aquilo que realmente queremos!).
A minha próxima casa vai ser a construção do meu caminho e nela vou abrigar o meu amor, os meus delírios, a minha respiração, o meu silêncio e o meu repouso.

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Muda de vida


Das 9 resoluções que me propus para 2009, uma está quase a cumprir-se!
Faltam ainda 8 e .. mais 11 meses para o conseguir.

Este é o ano em que os ventos da mudança soprarão a meu favor. (pres)Sinto-os, profundamente, já nos pequenos remoinhos que me assolam ... Quero (re)começar do zero!

sábado, janeiro 10, 2009

Escorre em mim


Na noite
No dia
O mel
Que semeias
Escorre em mim
Como se foras rio,
Nas margens algadas
Incontidas
Do meu ser
Fluis na inclinação da luz
Alma liquefeita
Incendias com a voz
A impenetrável carne
De sensualidade madura
E imperfeita
Escorres em lava,
Sem medo
No anseio
E no tremor
Tamanha ousadia
Que pressinto
No ocultar da palavra
Escorres em mim,
Tal cascata d’agua,
Sob a terra sedenta
Do manejo rubro da lavra
Escorres
Por mim toda
Teu corpo
Percorre
Sobe
Numa paixão intensa
Numa candura imensa
De cor quente
Meu peito sente
Mas não te conto
Que o ar é de cristal
E pode explodir
Num abismo de mãos sem final
Num canto da boca
Não dá para fugir
Mas não te conto
Que o ar é de cristal
Que pode explodir
É segredo ...

Perdido e não achado

Perdi-te quando tudo
Era ainda pura fantasia,
Deixaste-me antes
De eu ser quem era;
Partiste antes de virar
Existência e poesia,
Nossa vida - nunca houve
Amor que não se teve
Apenas um amargo sonho
De uma bela quimera

Um adeus sem dizer adeus.
Um dizer, sem ser adeus
Antes de te conhecer
Já eras despedida...
Não vás!
Mas não te implorei,
Não sequer pedi,
Mas perdi ...
Foste antes que a vida
Virasse uma bela primavera.

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Boas novas

Pássaro livre e frágil
Escondido no arvoredo
Dá-me o teu belo canto
Mostra teu peito emplumado
Pássaro belo e ágil
Que nos céus voas
Traz-me as boas novas
Do meu querido amado



(e... as boas novas (também) é já é sexta-feira iupi!!***)

FROID MOI JAMAIS!

Quando acordei veio-me à lembrança esse velhinho spot publicitário da Damart, que assisti tantas vezes. Depois, talvez no seguimento (du froid) trespassou-me, como um relâmpago, a letra de Robert "Aime-moi":

«Douleur exquise indécise indécente
Une araignée que l'on prénomme mante
Religieusement a tissé sa toile
Quand de mon corps, je fis tomber le voile

Devant tes yeux les miens sont immenses
Mouillés par innocence
Couvre ta voix les mots sont glacés
Quand tu viens chuchoter

Amour, aime-moi, aime-moi, aime-moi
Aime-moi, Amour, moi j'ai froid
Moi j'ai froid, moi j'ai froid
Aime-moi, Amour, aime-moi, aime-moi, aime-moi

Te souviens-tu de ces lettres assassines
Gravées au fond d'un esprit ou d'un abîme
Amour ou démence, moi je ne cherche plus
A tout jamais, nous serons des inconnu »


P.S.: Hoje teria sabido (MUITO) bem ficar enroladinha no quentinho da cama! Em vez disso fiz-me à vida, expus-me ao frio gélido da rua, é a responsabilidade a chamar, de quem é adulto e não tem outra escolha... Mas amanhã juro que me vingo!

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Manias

Tudo na mesma como a lesma;
Antes só que mal acompanhada;
Se a porta esta trancada, sai pela janela;
Tudo passa, tudo flui, tudo nos foge como um vôo de libélula numa tarde de verao;
O amor não é culpado de nada, ninguém se apaixona porque quer: o amor é uma mera fatalidade;
PS: Que mania a minha de estar sempre a apregoar estas frases... principalmente as duas primeiras

terça-feira, janeiro 06, 2009

Vulnerable man

Why won´t you lead the rest of your cavalry home? You are...

Ando (deveras) encantadaaaaa com este novo disco da Alanis :)


segunda-feira, janeiro 05, 2009

Pensamento do dia

"Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.”

Pitágoras

domingo, janeiro 04, 2009

My body is a cage

« My body is a cage that keeps me
From dancing with the one I love
But my mind holds the key

My body is a cage that keeps me
From dancing with the one I love
But my mind holds the key

I'm standing on a stage
Of fear and self-doubt
It's a hollow play
But they'll clap anyway

My body is a cage that keeps me
From dancing with the one I love
But my mind holds the key

You're standing next to me
My mind holds the key

I'm living in an age
That calls darkness light
Though my language is dead
Still the shapes fill my head

I'm living in an age
Whose name I don't know
Though the fear keeps me moving
Still my heart beats so slow

My body is a cage that keeps me
From dancing with the one I love
But my mind holds the key

You're standing next to me
My mind holds the key
My body is a

My body is a cage
We take what we're given
Just because you've forgotten
That don't mean you're forgiven

I'm living in an age
That screams my name at night
But when I get to the doorway
There's no one in sight

My body is a cage that keeps me
From dancing with the one I love
But my mind holds the key

You're standing next to me
My mind holds the key

Set my spirit free
Set my spirit free
Set my body free

Linda esta letra/ música. Para quem não conhece The Arcade Fire... deixo o vídeo para verem, ouvirem e deixarem o espírito vaguear... livre... livre... livre


sexta-feira, janeiro 02, 2009

The Pursuit of Happiness

Este ano tenho apenas uma resolução ...
Ser feliz!
«A palavra felicidade provém do latim, augurium, que significa augúrio ou sorte, pois a mesma não dependeria do homem, mas sim de algo exterior a ele.
O que é para nós sermos felizes?
O que precisamos para sermos felizes?

Hoje em dia a felicidade é algo que dificilmente se atinge, as nossas necessidades condicionam essa mesma felicidade, somos cada vez mais seres necessitados, sobrepomos as nossas necessidades à nossa felicidade, vivemos numa falsa felicidade, numa triste e ilusória felicidade, com medo daquilo que nos faz realmente felizes, temos receio de sermos felizes e de vivermos como realmente somos.

Há uma referência para atingir-mos a felicidade, quatro factores de realização: riqueza, satisfação material, espiritualidade e iluminação. Juntos eles abarcam a totalidade da busca do indivíduo pela felicidade. Todos esses factores são, no fundo, fontes de felicidade, contudo, para que um indivíduo possa fazer um pleno uso delas com o intuito de levar uma vida feliz e realizada, a sua disposição mental é essencial, isto é, uma atitude mental correcta ajudará a manter o equilíbrio entre os vários factores. A felicidade está associada a sentimentos como a alegria, o regozijo, o prazer, o júbilo, o amor, e muitos outros, em antagónica temos os sentimentos de tristeza, sofrimento, mágoa, dor, entre outros. A felicidade difere de alegria, felicidade é um estado com maior duração, do que um simples sentimento de prazer, que origina um sentimento de alegria. O budismo concebe a felicidade suprema como o nirvana; a filosofia aristotélica entende a felicidade humana como o desenvolvimento das capacidades individuais praticando as virtudes ou excelências; já o epicurismo concebe a felicidade como uma vida de contínuo prazer, ou seja, a felicidade consiste em gozar inteligentemente os prazeres da vida; o estoicismo considera a felicidade algo que poucos conseguem alcançar, propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença em relação a tudo que é externo ao ser, aceitando de bom grado aquilo que nos acontece; para o cristianismo o guia para a felicidade é o encontro com Deus e com os demais. Dalai Lama refere que para ele o objectivo da vida é perseguir a felicidade, “se acreditamos em religião, ou não; se acreditamos nesta religião ou naquela; todos estamos procurando algo melhor na vida. Por isso, para mim, o próprio movimento da nossa vida é no sentido da felicidade...”~

Pesquisas revelaram que as pessoas infelizes são as que costumam ser mais centradas nelas próprias e que, em termos sociais, com frequência são retraídas, ensimesmadas e até mesmo hostis. Já as pessoas felizes são em geral consideradas mais sociáveis, flexíveis, criativas e capazes de suportar as frustrações diárias com maior facilidade do que as infelizes.

O “mundo” em que vivemos condiciona a nossa felicidade, mas só nós próprios poderemos ser deveras felizes, ao longo da nossa vida realizamos determinadas escolhas que nos tornam mais ou menos felizes, por vezes, a nossa escolha é a destruição da felicidade, outras é o principio da construção da felicidade.

No nosso dia a dia não pensamos na felicidade, mas sim em termos prazeres imediatos, sem sabermos as suas repercussões futuras e se nos trarão a verdadeira felicidade, vivemos num mundo com breves ápices de felicidade, tal como numa montanha russa, em que para alcançar-mos um pouco de felicidade, o cume da montanha, demoramos bastante tempo a chegar lá e a mesma se desvanece em poucos momentos. Ao alcançar determinado objectivo proposto ao longo da nossa vida, encontrámos essa mesma felicidade, que descrevemos como um breve instante indescritível, mas o culminar desse objectivo só nós proporciona a verdadeira felicidade se procurarmos um novo objectivo, uma nova ilusão, um novo caminho para chegar ao cume.

A felicidade não está no fim da nossa caminhada, mas sim em cada sinuosidade do caminho que percorremos para a descobrir.

Devemos viver sentindo-nos felizes porque se vivemos na tristeza esta acabará por destruir a nossa autêntica felicidade.

A felicidade não é algo que se encontra longe, mas pelo contrário, encontra-se bem perto, dentro de nós, só temos é de procurar bem. » (artigo retirado de http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=4501)
E para ti o que é a felicidade?
O que precisas para ser feliz?

P.S. Dizem que: "Felicidade ... é pra quem sabe ser feliz !"

quinta-feira, janeiro 01, 2009

Só mais uma vez.... um dia talvez ...


Vale a pena escutar...
Mandaram-me este link numa (mensagem) do HI5: http://www.myspace.com/oscupido

(Rui Ferreira, o guitarista... presumo!). Os Cupido! Nome sugestivo e a voz é agradável... Votos de muito sucesso! (como apoiante e divulgante do que de bom se faz por cá)

Já agora... alguém viu o(s) Cupido(s) por aí?!! Se o(s) virem.... avisem que ando à procura dele(s) e que quando (se dignar) a aparecer tenha melhor pontaria do que o costume ;) . Afinal com o treino deveria melhorar, né? :)

quarta-feira, dezembro 31, 2008

FELIZ 2009

Na azáfama dos preparativos, aproveito para desejar um EXCELENTE 2009 PARA TODOS e a não esquecer:
"QUE NUNCA TE FALTE UM SONHO PELO QUAL LUTAR, UM PROJECTO PARA REALIZAR, ALGUÉM PARA AMAR, ALGO PARA APRENDER, UM LUGAR PARA ONDE IR! AFINAL O SONHO COMANDA A VIDA E SÊ TU PRÓPRIO E SERÁS TU.!!!!! "
UM ANO NOVO MUITO FELIZ!! Beijos para toda a gente (hoje sinto-me excepcionalmente "boca larga" e de f(r)ases feitas, mas que importa... HIP, HIP, HURRA!!!!

terça-feira, dezembro 30, 2008

segunda-feira, dezembro 29, 2008

Escrava e senhora

Último dia de férias. Não dormi quase nada, deveria ser da ansiedade ou do stress. Acordei cedo! Logo eu que adoro dormir!
Preparei-me para ir ao cartório onde li e reli o contrato com atenção desdobrada, enquanto na minha mente martelava a lenga-lengua do "na sáude e na doença, na riqueza e na pobreza, no trabalho e no desemprego, nos bons e maus momentos, em todos os dias da tua vida até que a morte vos separe"...
Assinaturas e mais assinaturas, com direito a explicações sobre o grande passo que estava a dar, direitos e deveres, ou melhor vínculos e mais vínculos! Naqueles escassos e longos minutos, já era... estava presa para todo o sempre ou pelo menos até aguentar as bodas de prata e de bengala na mão!
No final, perguntaram-se: " como se sente ?".
"Sinto um peso enorme nos ombros, é uma grande responsabilidade!". (Tou fod..a pensava, agora não posso voltar atrás!).
Calma, calma, sustenham a respiração! ... Não me casei com nenhuma beldade ... lol, mas bem pior ... tornei-me escrava e senhora! Contrai matrimónio com o meu banco! Hoje foi a escritura do meu novo apartamento!

domingo, dezembro 28, 2008

Puro veneno


No meu silêncio de vozes
Atiça-se um fogo maduro
Minhas palavras ferozes
Nem sequer pulam o muro


Passados estes dias atrozes
Sem pistas para o futuro
Bebo em gorgulentas doses
Deste veneno (tão) suave e puro

Missão impossível

O que não é amor... Já se escreveu tanto sobre o amor, amizade e paixão... que tal escrever sobre o que NÃO é amor?
Se precisas de alguém para ser feliz, isso não é amor. É carência.
Se tens ciúmes, insegurança e fazes qualquer coisa para conservar alguém ao teu lado (mesmo sabendo que não és amada(o) e ainda dizes que confias nessa pessoa, mas não nos outros, que te parecem toda(o)s rivais, isso não é amor. É falta de amor próprio.
Se acreditas que "mal com ele(a), pior sem ele(a)", e que a tua vida fica vazia sem essa pessoa; não consegues imaginar-te sozinha e manténs um relacionamento que já acabou só porque não tens vida própria - existes em função do outro - isso não é amor. É dependência.
Se achas que o ser amado te pertence; sentes-te dona(o) e senhor(a) da sua vida e do seu corpo; não lhe dás o direito de se expressar, de ter escolhas, só para afirmares o teu domínio, isso não é amor. É egoísmo.

Se não sentes desejo; não te realizas sexualmente; preferes nem ter relações sexuais com essa pessoa, porém sentes prazer em estar ao lado dela, isso não é amor. É amizade.
Se discutem por qualquer motivo; morrem de ciúmes um do outro e brigam por qualquer coisa; nem sempre fazem os mesmos planos; discordam em diversas situações; não gostam de fazer as mesmas coisas ou ir aos mesmos lugares, mas sexualmente combinam perfeitamente, isso não é amor. É desejo.
Se o teu coração palpita mais forte; o suor torna-se intenso; a temperatura sobe e desce vertiginosamente, apenas por pensar na outra pessoa, isso não é amor. É paixão.
Resumindo o amor NÃO É: carência; falta de amor próprio; dependência; egoísmo; amizade; desejo; paixão.
Agora, sabendo o que não é amor, é mais fácil analisar a "tua" situação, para "programares" atrair alguém por quem sintas carinho e desejo; que sinta o mesmo que tu e quiçá construir um relacionamento equilibrado no qual haja, o verdadeiro e eterno AMOR.
Uma amiga minha disse-me um dia: "Irás encontrar três tipos de pessoas na tua vida: Um AMIGO, aquela pessoa que terás sempre em grande estima, em quem poderás contar e confiar sempre; que bastará (apenas) insinuares que precisas de ajuda e essa ajuda virá imediatamente; Um AMANTE, aquela pessoa que faz o seu coração pulsar e vibrar; que fará com que flutues e nada mais importará enquanto estiverem juntos; Uma PAIXÃO, aquela pessoa que amarás, desejarás incondicionalmente, às vezes nem te importando se realmente te quer ou não, e talvez nem ele fique a saber. Mas, se conseguires reunir essas três pessoas numa só - podes ter a certeza - encontraste a felicidade." A propósito essa minha amiga era, não mais que, a minha mãe (e acho que ela sabia do que falava...)!
Parece tão fácil não é?
Hum.. Três em um é (quase) missão impossível ...

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Boas festas

Desejo a todos os meus amigos (virtuais que têm a paciência de vir aqui, os que chegam aqui por acaso, os que nem sequer chegam a vir, os imaginários ... e aos "reais", claro!) um Natal pleno de luz, de harmonia, de amor, saúde e alegria. Natal é tempo de festa e também de reflexão (ou deveria ser), afinal o ano está quase a findar, por isso aproveitem as "festas" para estar com os entes queridos, para dar aquele abraço, aquele carinho... por força das circunstâncias muitas vezes até estamos com eles diariamente, mas estamos demasiado centrados em nós próprios, outras a distância impede um contacto diário.
Natal é da família, tempo de matar saudades, de nostalgia, de magia e até de solidão (tantas pessoas que não têm nada, nem ninguém) ...
Bem, mas já me alonguei demasiado, por isso: BOAS FESTAS PARA TODOS e que o vosso melhor deste ano seja o (vosso) pior do novo ano!!
Não poderia me despedir sem deixar um poema de Reinaldo Ferreira (a inspiração abandonou-me)
NATAL
Neste caminho cortado
Entre pureza e pecado
Que chamo vida,
Nesta vertigem de altura
Que me absorve e depura
De tanta queda caída,
É que Tu nasces ainda
Como nasceste
Do ventre da Tua mãe.
Bendita a Tua candura.
Bendita a minha também.
Mas se me perco e Te perco,
Quando me afogo no esterco
Do meu destino cumprido,
À hora em que Te rejeito
E sangra e dói no Teu peito
A chaga de eu ter esquecido,
É que Tu jazes por mim
Como jazeste
No colo da Tua mãe.
Bendita a Tua amargura
Bendita a minha também.
(Reinaldo Ferreira)


Bonjour Tristesse!

Would you like to be sad?
Would you like me to teach you?
Well, you can learn to be sad
But you must practice like I do

You must follow directions
And learn it right from the start
There isn't a short cut
It must come from your heart

Well there are those who are happy
And there are those who are wise
But it's the truly sad people
Who get the most out of life”

Sad Song – David Byrne

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Silence... Oh oh oh I feel you...


No silêncio das horas...
Da janela do quarto...
Fecha-se o pano
Cai a noite
E num vôo nocturno
Fuma-se um cigarro pelo nó dos dedos
Bebe-se o silêncio
Pelo nó da garganta
Bebida envenenada ...

Por dentro dos cabelos
Está alojado
(A raiz d) o medo
Cerro os olhos
Tranco os sonhos
Calo-me!
Silêncio,
Até que um raio rasgue o céu!
Silêncio,
Até que o teu juiz não me faça de réu!



(esta letra/ música é ... fantástica)

Fatiga


Fatiga-me este regresso ao passado
Este espinho cravado no peito
Este não sei o quê...
Não sei bem porquê porque não se vê...
Estes estranhos silêncios sequestradores
Que me roubam a calma
E o cheiro a cinzas calcinadas
(Ou a bolas de naftalina)
Rompendo do solo fértil da minha alma
Fatiga-me este passado que regressa
Sempre de ouvido à espreita
Que me põe de candeias às avessas
Como é longa a tristeza que me atravessa
Como é atroz e insuportável a dor
Das pedras (com) que me arremessas ...

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Emotional Fugitive - Vibrasphere



A paz de espírito aproxima-se...

Five is the number


Escolher um ou outro lugar para desfrutar o tão esperado período de férias depende da nossa maneira ser. Quando se é uma pessoa pacata não se vai querer ir de férias para lugares agitados, não é? Mas, como escolher adequadamente? Como saber qual o lugar ideal para podermos realmente sentir que estamos a gozar as férias?

Pois é, segundo a numerologia - uma ciência que estuda os números e suas influências sobre as pessoas. Os números têm um valor metafísico de grande significado, denotando características internas dinâmicas que modelam o destino das pessoas.
Pitágoras
foi um grande e iluminado filósofo que através da análise e observação da influência dos números na vida humana, codificou os conceitos básicos da numerologia, que tem sido amplamente usada desde sua criação até os dias de hoje.
Para Pitágoras a harmonia e o equilíbrio do universo, repousam nos números e na geometria.

Assim, o meu número é o 5! Parece-me bem! O que significa que as minhas férias preferidas seriam "em lugares agitados, movimentados, ou no mínimo com muitas opções de actividade. Não posso tirar férias num lugar tranquilo e pacífico e parece que não costumo planear com muita antecedência o meu roteiro (turístico)". E não é que acertaram!!! A minha ideia de férias é divertir-me e sair. Adoro explorar e percorrer todos os lugares possíveis (e inimagináveis), de preferência lugares desconhecidos, excêntricos e exóticos. No fundo sou uma aventureira (recalcada), uma exploradora (inapta) que quer (sempre) encontrar lugares diferentes. Não faço questão de planear um itinerário de antemão porque só de pensar nisso fico aborrecida, entediada e iria logo mudar de ideias ...
O meu tipo de viagem preferido é o que me permite ir ao sabor do meu ritmo, sem permanecer muito tempo no mesmo lugar, várias viagens curtas durante o ano. Muito estimulantes e que me possam proporcionar muita adrenalina, tais como um passeio de balão, um mergulho, uma escalada, um cruzeiro descruzado, uma travessia de moto ou BTT (lol) por esse mundo inteiro... No entanto ainda não fiz nada disso e ... a propósito lembrei-me que não tenho férias comme il faut desde 2002!... Dass...

terça-feira, dezembro 16, 2008

À Espera de Godot

Um dia bem f..ido hoje... Poderia tentar ser educada e dizer que foi um dia daqueles... mas foi tão mau que só me ocorrem mesmo palavrões e um chorrilho de obscenidades! P..a que pariu...
E ainda é só terça-feira!....

Volúpia


No divino impudor da mocidade,
Nesse êxtase pagão que vence a sorte,
Num frémito vibrante de ansiedade,
Dou-te o meu corpo prometido à morte!

A sombra entre a mentira e a verdade...
A nuvem que arrastou o vento norte...
--- Meu corpo!
Trago nele um vinho forte:
Meus beijos de volúpia e de maldade!

Trago dálias vermelhas no regaço...
São os dedos do sol quando te abraço,
Cravados no teu peito como lanças!

E do meu corpo os leves arabescos
Vão-te envolvendo em círculos dantescos
Felinamente, em voluptuosas danças...

(Florbela Espanca)

A (minha) POETISA (preferida)

segunda-feira, dezembro 15, 2008

A nova utilidade do cartão de crédito

Ontem deve ter sido a noite mais fria do ano.
De manhã o carro estava coberto por um manto branco, com os vidros completamente congelados! Sem garrafa (de água) à mão, as escovas só por si não conseguiam arrancar o gelo do parabrisas, nem com o aquecimento ligado no máximo e a água do depósito congelada pois, claro! Entrar no carro e seguir viagem seria suicídio certo - conduzir completamente à cegas! O que fazer??!!
Práticas como são as mulheres, só me lembrei dos toalhetes e bora lá para fora a tentar "descongelar" o vidro... Não estava a dar grande resultado... até que um transeunte passou, olhou, voltou a olhar e volta atrás... sorrindo.
« o melhor para isso é o cartão de crédito!» Olhei para ele feito "loura" a pensar (grande ajuda sim senhor!).
Eis que o senhor retira o cartão de crédito da carteira e começa a raspar o gelo frenéticamente de cima para baixo.
Ai que me vai riscar o párabrisas todo e ... na melhor das hipóteses parte o "raio" do cartão, também! (pensei).
Surprise, surprise o gelo começa a sair.
Agora ligue as escovas, retorquiu-me.
« Muito obrigada pela ajuda e tenha um bom dia!», disse-lhe.
Feliz da vida lá entrei para a viatura.
Descobri, hoje, uma nova utilidade para o cartão de crédito! Ainda dizem que os diamantes são os melhores amigos das mulheres... eu acho que não!... loll

domingo, dezembro 14, 2008

(sem nome)


Da poeira despertou
Quando o tempo
Sobre si própria se curvou
Um murmúrio (primeiro)
Que tocou o universo inteiro
E animou o espaço
De uma estranha vontade de se olhar ao espelho
Da vertigem nasceu o sentimento
E o seio exposto ao vento
E a inquietude de tudo isto ser
Um sonho (sem nome) suspenso ...

Por dentro

Por dentro
O espaço curvou-se
Naquele instante
Por momentos
Por dentro
Foi inevitável
O encontro
O teu sorriso
O meu beijo
Além do entendimento
Milagres agora desnudados
Numa dobra desdobrada
Do tempo
Solto ao vento
Como árvores de pé tocadas
Pelo sol ardente
Morrer agora...
Seria indiferente!

sábado, dezembro 13, 2008

Por onde andas?

Foto: Coimbra by night
Por onde andas?
Por onde andas?
Perguntei a todas pedras da calçada
A todos os rostos vagabundos
De uma manhã fria de inverno e cinzenta.
Por onde andas?
Por onde andas?
Ninguém me respondeu
Ninguém sabe onde te escondes
Já não sinto o teu perfume no ar
Nem a tua alegria invulgar.
Desapareceste sem deixar rasto
Eclipsaste-te dos dias tal como negavas as noites.
Por onde andas?
Por onde andas?
Por curiosidade pergunto.
Apenas pela curiosidade....
Pergunto mas não procuro!
Jamais procurarei o teu rasto ...
Apenas deixarei morrer nos braços de um horizonte eterno uma pergunta
E uma paixão que desvanece...
São apáticos os dias sem paixão. ...
Desinteressantes....
São autênticos Domingos à tarde sem motivação.
São dias minimalistas,
Em que cada caminhada é mais longa e penosa.
Espero que a noite caia,
Porque aqui e agora
O tudo e o nada foi deixado ao acaso.
Percorri as calçadas
Juntei-lhe um céu de estrelas
Para não me perder na caminhada e recordar os ra(o) stos do passado...

The Edge of Reason

Aos 18 anos sabia o que queria!
Hoje posso não saber o que quero, mas sei SEGURAMENTE aquilo que não quero!

quinta-feira, dezembro 11, 2008

WINTER

I'd like to sleep one hundred days
My feeling has gone, flesh cold and numb
I'm staring into winter

All's slowing down, snow in the wheels
Frost on the ground, ice cuts the seal
That opens up old wounds
That lets in the winter

Memories and hopes are all that I have
But are they all i need, will they see me
Through this winter?

I'd like to sleep one hundred days
My reason has gone, flesh cold and numb
At least let me sleep through the winter

(Lyrics by Adrian Borland)

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Ventos em mim



Sou como vento
Inconstante
Brusco ou ameno
Revoltante
Sou como o vento
Calmo ou sereno
Alvitrante
Renovador ou avassalor
Inquietante
Expectante
Refrescante ou entediante
Trovejante
Sussurante
Desafiador ou apaziguador...

Poema da menina feia

Femme aux Bras Croisé, por Pablo Picasso
Menina feia
Sonhas em ser sereia
Teces milhentas teias
Mas a tua beleza não incendeia

Menina feia
Não faças cara feia!
Não sabes tu…
Que o tempo, porventura, escasseia
E que a vida não é de quem se remedeia
Mas de quem esperneia?
De quem tem sangue na veia
E com o coração anseia!

terça-feira, dezembro 02, 2008

It's Christmas Time

Tenho de confessar (com alguma "vergonha") que ADORO canções de natal... deve ser o meu lado infantil. São tantas que me é difícil escolher, mas esta está no top das favoritas, porque me põe bem disposta e a cantar! (Faz-me sentir aninhada e animada) ...Imagino que vou FINALMENTE para casa...

Pensamento do dia

Respeita-te a ti próprio e outros respeitar-te-ão.

(Confúcio)

domingo, novembro 30, 2008

Monólogo


Sem sentimentos é o vazio
Quando a tristeza nos ocupa,
Quando chega sem avisar,
E nos tira da frente dos olhos
O que de belo temos para olhar,
E nos rouba os sentimentos
Juntamente com os sorrisos...

Neste momento é chegada a hora
De reflectir um pouco...
Sentada em um dos tantos espaços da vida
Quietinha, e muito lentamente,
Vou pisando o caminho desde o inicio da mágoa,
Que é fonte da tristeza.
Sei que passarei o que resta da minha vida
Com uma lágrima nos olhos
E uma grande e pesada mágoa fechando o meu coração.
Sei que posso perceber que existe um caminho mais difícil,
E muito mais fácil de percorrer....
Sei que posso tentar me erguer
E dar o primeiro passo para a paz interior.
Porque a minha tristeza pode ser imensa,
Mas com certeza tenho por perto uma,
Sei lá... talvez pequena, Fonte de Felicidade.
Talvez...se desse uma oportunidade
E me entregar a esta pequena alegria,
Deixar que alguém se aproxime de mim...
Ou que receba o beijo carinhoso de alguém
Que precise de mim.
E se além de imensa,
A minha tristeza é irreparável e impenetrável
Não posso permitir de maneira alguma que eu própria
Dê novamente uma hipótese.
Guardo em meu coração fechado o sentimento
Que esta tristeza cria em mim.
Não consigo fugir disto!!
Tento enfrentar isto!
Eu nunca vou conseguir perceber, a dimensão da minha tristeza...
Como é grande este meu coração...
Porque mesmo com esta (tão profunda e conhecida) tristeza
Consigo ainda guardar lugar no meu coração
Existe outro espaço infinito,
E quantos e quantos momentos de felicidade
Andam aninhados dentro dele.
E, apesar de serem "momentos" de felicidade,
De não serem nem sempre eternos,
A lembrança desta felicidade permanecerá
Eternamente comigo.
Espero continuar a valorizar
Cada uma destas lembranças.
Guardo tudo isto no meu coração!!!
Cada pedacinho de felicidade,
Cada réstia, cada segundo
Que me dá força e coragem para mais um passo.
Porque a VIDA é assim....
Embora não mereça nada, a própria vida ensinar-me-á.

sexta-feira, novembro 28, 2008

Chuva

Através do vidro da janela
Como se de uma tela se tratasse
Observo a chuva que cai insistente e placidamente
Pálida, gélida
Incolor, indolor…
Intrépida por um fio
Correndo sem qualquer destino
E(s)coando sorrateiramente desafiante
Por entre as pedras da calçada
Como se na (própria) rua desfilasse
A minha própria (sombra da) desgraça...


quinta-feira, novembro 27, 2008

Última hora

A situação dos mercados financeiros é tão má, mas tão má, que as Mulheres (e os Homens, acrescentado por mim) estão a casar outra vez por amor!...

OBS: Recebi hoje está mensagem no telemóvel. Achei original e bem pensada, pelo que resolvi partilhar

segunda-feira, novembro 24, 2008

Carta a mim mesma

Desencontrei-me
E não me quero perder
Mas desencontrei-me…
Mas não sei …
Procurei-me
Neste sentir estranho
Da ausência de mim.
Engulo a secura das palavras sem fim.
Passa a vida (por mim)
No seu jeito intrépido
(Gosto) amargo de amar
Que me deixa seca por dentro
Do meu coração… não sei …
Sinto (levemente) saudades.
Pareço uma barata tonta
Por vezes...um sorriso meu
Disfarço, rio e desconfio!
Medito, escrevo e (hoje) não rimo
A dúvida persiste … tenho medo!
Sei lá....
Tanto sentimento junto.
Desencontrei-me … mas não sei
Não sei se foi de vez
Peço a Deus que não.
Trago a vida que traço
Que desenho com as minhas mãos.
A cada minuto de um tempo.
Que cada vez, não é mais meu,
De quem é? … não sei…
Mesmo que o pinte
O que vejo por fora?
Sem a força do desejo
Sem a esperança do sonho
Sem a coragem do amanhecer
Arrebato este amor para dentro,
No coração uma atitude
Santificada de perdição …
Não sei...
Só sei que me desencontrei!

[Introspecção: exame dos pensamentos, impressões e sentimentos próprios; observação e análise dos processos da própria mente; auto-exame da consciência.]

quinta-feira, novembro 20, 2008

O medo ...

Quando as pessoas que amamos nos desencantam, quando somos magoados, quando as nossas (lindas) ilusões caiem por terra, tendemos a procurar a felicidade nos prazeres mundanos, mas este tipo de "modus vivendi" traz uma sensação de vazio dificilíssima de disfarçar, não é?
Parece que nos abriram um buraco no peito… E o que é isto? Medo, medo e mais medo!
Quem não se entrega tem medo!
Quem recorre a situações fáceis tem medo!
Quem magoa os outros tem medo deles!
Quem odeia tem um medo profundo de amar.
Salta-se de situação em situação sem encontrar paz nem satisfação e claro, sem um vislumbre de felicidade!



P.S.: um post de 23/06/2007 que estava ainda guardado em rascunho... o que me passaria pela mente quando o escrevi?! Não me recordo... medo talvez!...

quarta-feira, novembro 19, 2008

Con(tra)dições

"Tenho tanto sentimento
Que é frequente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço, ao medir-me,
Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal.

Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

Qual porém é a verdadeira
E qual errada, ninguém
Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar."

Fernando Pessoa

terça-feira, novembro 18, 2008

1998

Sem nada a dizer hoje ... Sinto-me assim ... seria bom que já fosse 6.ª feira ...

segunda-feira, novembro 17, 2008

Pensamento do dia

“O medo da desgraça é pior que a desgraça.” E porquê? Porque nos impede de arriscar e de lutar por tudo aquilo que desejamos e merecemos.

Rito moçárabe ou hispano-visigótico




Há muito tempo que não assistia a uma missa, ou sequer entrava numa igreja.
No sábado pelas 18h teve inicio na Sé Velha (Coimbra) a missa em rito moçárabe.
Os bancos estavam repletos de gente fascinada, tal como eu, e muitos tiveram de assistir de pé à missa da Virgem Santa Maria em rito moçárabe, acompanhada com música medieval a cargo do Coro Alberto Seiça. Senti-me em paz comigo mesma, com os outros, teletransportada para outra época, durante uma hora e trinta minutos o mundo actual que eu conheço (?) deixou de existir viajei até à idade média!
Fechei os olhos embalada pelo canto divinal...

[A primeira iniciativa do programa comemorativo dos 500 anos do retábulo gótico da Catedral Histórica de Coimbra serviu de chamariz para um povo que se percebeu não estar habituado a frequentar o templo, tantas foram as cabeças viradas para o tecto e os olhos fascinados com a rara beleza do espaço de culto.
Os «300 e tal livros», que tinham na capa a Iluminura Moçárabe do Apocalipse de Lorvão, datada do século X e guardada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, preparados para a cerimónia esgotaram num ápice. Estiveram, seguramente, mais de 400 pessoas dentro de um espaço, por norma, pouco frequentado à hora da eucaristia. «Uma moldura humana condizente com o valor histórico da Sé Velha» ouviu-se entre os presentes.
Após monsenhor João Evangelista, pároco da Sé Velha, ter explicado não ser a missa que muda, mas a forma externa de a apresentar, o frei Geraldo Coelho Dias, que presidiu a celebração, sublinhou que «apesar do aparato que aqui vemos, não é para, verdadeiramente, fazer ou ver um espectáculo». De seguida, o monge beneditino deu conta que onde se ergue, desde há 824 anos, a Sé Velha, que disse ser uma «jóia de arte românica», existia uma pequena igreja moçárabe.
O beneditino revelou que «o rito moçárabe surgiu depois da conversão dos visigodos ao cristianismo, no período entre os séculos VI e XII». Geraldo Coelho Dias afirmou que «a Igreja tem passado e tem futuro», lembrando que «a Igreja antiga, além de defender a unidade, privilegiava as características dos povos e as suas origens». Segundo a organização do programa comemorativo, a missa em rito moçárabe representa, também, «a preocupação de uma liturgia de qualidade».
Atenta à realidade histórica, a Sé Velha, ao promover a celebração da missa de Santa Maria de Coimbra em rito moçárabe, pretendeu, «simbolicamente, enaltecer este período que antecedeu a formação do reino de Portugal e que marcou, profundamente, a nossa identidade». «Homenagear todos quantos dedicaram as suas vidas à administração, ao exercício do poder e à sociedade em geral numa exemplar afirmação de cidadania», foi outra pretensão alcançada.
Ontem, no livro distribuído aos fiéis podia ler-se a seguinte nota: «O rito moçárabe, ou hispano-visigótico, foi abolido no Concílio de Burgos no ano de 1080. A Sé Velha de Coimbra - o templo actual - abriu aos fiéis em 1184. É assim de admitir que nesta igreja, como hoje a conhecemos, nunca tenha sido celebrada uma missa em rito moçárabe». Por tudo isto, o dia 15 de Novembro de 2008 entrou para a história da Catedral Histórica de Coimbra, que deu, ontem, mais um passo rumo à sua dignificação e valorização.]

João Henriques in "Diário de Coimbra"

Próximos eventos para quem quiser ir:
  • 25 de Novembro Conferência: "Retábulo Gótico – 500 Anos" Pato Macedo - 18h30
    1 de Dezembro Concerto de Natal “9.ª Sinfonia”Ludwig Van Beethoven" - 18h30
  • 7 de Dezembro Homenagem à Rainha Santa - 11h00


sexta-feira, novembro 14, 2008

Areia das pedras salgadas

Hoje acordei com vontade de sol, calor, praia, verão e de SAL, contrastando com o frio que se faz sentir.... brrrr... Por isso deixo esta linda balada dos Alcoolémia, (praticamente desconhecidos do público em geral) o vídeo não é lá grande coisa, mas não encontrei nenhum outro... fixem-se apenas na música e na letra!)
Tive a sorte de poder ouvir (vezes sem conta :) esta música ainda muito tempo antes de ser editada, pois foi-me enviada pelo Manelito, o guitarrista desta banda rock, um amigo muito cool.
Fica aqui registado o regresso, em grande estilo, dos Alcoolémia aos palcos nacionais, depois de muitos anos à sombra. Votos de muito sucesso, que bem merecem!




... E já agora, há por aí, alguém que se lembra do velhinho êxito (1995 acho) "Não sei se mereço" ?

quinta-feira, novembro 13, 2008

Day one, day one, start over again ... Not As We

Porque há dias em que precisamos tão simplesmente de um abraço, um colo, um mimo, um ponto de repouso ... (Ser criança tem (pelo menos) esta grande vantagem).
Esta nova música da Alanis transmite-me essa sensação! Ansiosa por ouvir o (novo) álbum completo "Flavors of Entanglement" .... adoro esta mulher ... é da minha geração